PoderData: diferença entre Lula e Bolsonaro é de 6 pontos no 1º turno

A vantagem de Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) na corrida pela presidência da República é de apenas seis pontos percentuais, segundo a pesquisa PoderData, realizada de 17 a 19 de Julho e divulgada nesta quarta-feira (20).

O levantamento aponta que o petista tem 43% contra 37% do atual presidente na simulação de 1º turno. Ciro Gomes (PDT) aparece com 6% e Simone Tebet (MDB) vem em seguida com 3%. O pré-candidato Janones (Avante) surge com 2% enquanto Marçal (Pros) aparece com 1%. Os demais nao pontuaram.

O levantamento também mostra que, se as eleições fossem hoje, haveria 2º turno na sucessão presidencial. O levantamento ainda mostra um cenário indefinido nas diferentes regiões do país.

ESTRATIFICAÇÃO

Lula tem melhor desempenho entre mulheres (46%), jovens de 16 a 24 anos (52%) e em famílias que ganham até 2 salários mínimos (50%). Bolsonaro pontua melhor entre homens (43%), eleitores de 45 a 59 anos (43%) e nas famílias com renda de 2 a 5 salários (48%) e com 5 salários ou mais (47%).

DADOS

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais quando se considera os dados aplicados ao eleitorado em geral. Quando se compara percentuais dentro de um segmento específico da população, a margem de erro é mais alta porque se passa a considerar uma fração das 3.000 entrevistas feitas pelo PoderData.

METODOLOGIA

A pesquisa PoderData foi realizada de 17 a 19 de julho de 2022. Foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 309 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-07122/2022.

Agenda Política com informações do PoderData e Poder360

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *