O Globo aponta paraibano como ‘campeão’ em discursos na Câmara Federal

Publicado por: Felipe Nunes em

Deputado federal Cabo Gilberto, vice-líder da oposição / Foto: divulgação

Um  levantamento do jornal O Globo, publicado nesta terça-feira (01), aponta que o deputado federal paraibano Cabo Gilberto (PL) é o campeão de discursos na tribuna da Câmara Federal desde o início da legislatura, em fevereiro de 2023. A pesquisa é baseada em dados disponibilizados pela própria Casa.

De acordo com o levantamento, o paraibano aparece no topo da relação dos que mais subiram à tribuna, com 178 explanações, seguido de Marcel van Hattem (Novo-RS), com 137. O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, aparece na lista dos “10 mais” com Luiz Lima (PL-RJ), 106 discursos; Abílio Brunini (PL-MT), com 100; e Bia Kicis (PL-DF), com 93.

A artilharia de Cabo Gilberto, diz o jornal, mira no governo Lula. O parlamentar afirmou ao Globo que discursar é uma de suas características. “Desde os tempos dos estudos. Na polícia, sempre divulguei nossas lutas. Uso o espaço para mostrar ao povo as incoerências do governo Lula”, contou o deputado, admitindo se inspirar em Bolsonaro, que, na época de deputado, discursava mesmo com o plenário vazio para que suas falas fossem ao ar na TV Câmara.

Por outro lado, a tribuna do plenário da Câmara ainda não atraiu 17% dos parlamentares da Casa nos primeiros seis meses da nova Legislatura: dos 513 deputados, 87 não discursaram nenhuma vez, aponta levantamento do GLOBO. Da base do presidente Lula (PT), o deputado André Janones (Avante-SP) está na lista dos que não recorreram ao parlatório, assim como o centrista Celso Russomanno (Republicanos-SP) e Tiririca (PL-SP), ambos ligados à área da comunicação.

Na outra ponta do ranking, cinco entre os dez que mais foram à tribuna são bolsonaristas. “Para especialistas, o comportamento deste grupo indica uma estratégia para se conectar com o eleitor via internet, onde veiculam trechos de suas falas, já que o poder de convencimento entre pares se dá nos bastidores”, diz trecho da reportagem.

Agenda Política com informações de O Globo

Share

Você pode gostar...