Adriano Galdino institui regras para sessões híbridas da ALPB e parlamentares terão que justificar participação remota

Publicado por: Felipe Nunes em

Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino / Foto: reprodução

O deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), institui nesta terça-feira (01), novas regras para a participação de parlamentares nas sessões híbridas, que continuarão a ser permitidas no Poder Legislativo, mas com regras mais claras.

O recado do parlamentar foi comunicado aos 36 deputados no retorno dos trabalhos na Casa Epitácio Pessoa. O objetivo, segundo ele, é aumentar a participação dos deputados nas sessões, enfatizando que a presença física de cada um é fundamental, devendo a participação online ser uma exceção.

“A forma presencial será a regra. O sistema híbrido vai continuar, mas de forma justificada. Então, os deputados e deputadas ficam sabendo que a regra é participar na forma presencial, e quando não tiver a possibilidade de participar, que fique no remoto”, disse o deputado.

Galdino enfatizou que os parlamentares terão que justificar eventuais faltas no formato físico e que essa justificativa terá que ser explicada de forma clara e objetiva.

Galdino citou como exemplos os casos dos deputados estaduais Dra Paula (PP) e Júnior Araújo (PSB), que na sessão de hoje participaram dos debates na modalidade remota alegando que estariam, em Cajazeiras, em agenda institucional do Governo do Estado para a inauguração do voo entre Recife e Cajazeiras.

Adriano Galdino também orientou os parlamentares sobre a nova regra em mensagem em um grupo de deputados no Whatsapp. “A forma online e remota precisa estar justificada, o porquê de não estar presente. É o caso dos deputados de Cajazeiras, que participam de uma solenidade muito importante para suas cidades”, explicou.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...