Cúpula das Américas: Bolsonaro e Joe Biden têm reunião bilateral

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente norte-americano, Joe Biden, tiveram uma reunião bilateral, nesta quinta-feira (09), durante a Cúpula das Américas. O início do encontro foi transmitido para o mundo através das mídias digitais e pela televisão. Na ocasião, o presidente brasileiro destacou as potencialidades do Brasil na agropecuária, no meio ambiente e na economia e comentou sobre as eleições gerais de 2022.

“Dois terços do Brasil são preservados e mais de 85% da Amazônia, também. A nossa legislação ambiental é bastante rígida e fazemos o possível para cumpri-la para o bem do nosso país”, afirmou. Segundo Bolsonaro, em breve, o país poderá ser “um dos maiores exportadores de energia limpa, a exemplo do hidrogênio”, ressaltou.

Ao se dirigir a Biden, Bolsonaro ponderou que o Brasil tem deficiências na questão ambiental, mas que faz o possível para cumprir a legislação e que o país, nesse sentido, “é um exemplo para o mundo”. Disse, também, que o país alimenta mais de R$ 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo.

Relações bilaterais e eleições 2022

Bolsonaro expressou o desejo de manter uma boa relação com o Governo dos Estados Unidos, a despeito de questões ideológicas que afastaram os países em outros momentos. Ele comentou, em seguida, as eleições brasileiras.

“Esse ano temos eleições no Brasil, e nós queremos sim, eleições limpas, confiáveis e auditáveis, para que não sobre nenhuma dúvida após o pleito, e tenho certeza que ele será realizado nesse espírito democrático. Cheguei pela democracia, e tenho certeza que quando deixar o governo, também será de forma democrática”, destacou.

Guerra na Ucrânia

Bolsonaro disse que o Brasil tem uma postura pacífica e cautelosa em relação aos demais países, mas lembrou que a guerra entre Rússia e Ucrânia tem provocado consequências danosas. Segundo ele, o país fará tudo para que a paz seja alcançada entre as duas nações.

Assista ao vídeo a seguir

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *