A cidade de Monteiro voltou a receber água da Transposição do Rio São Francisco, informou ao Agenda Política nesta sexta-feira (22), o Ministério do Desenvolvimento Regional. Com isso, todos os trechos do Eixo Leste estão em operação, segundo o MDR, incluindo as seis estações de bombeamento.
Esse retorno integral da operação, segundo a Pasta, ocorre após paralisação para manutenção no trecho de canal posterior à Estação de Bombeamento EBV-2, que começou no dia 17 de setembro.
Ontem (21), foi inaugurada a última etapa da obra física do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, com a presença do Presidente Jair Bolsonaro. O evento ocorreu na cidade de São José de Piranhas. A integração do São Francisco vai levar água de qualidade para milhões de brasileiros que sofrem com a seca.
Projeto de Integração do Rio São Francisco
O Projeto de Integração do Rio São Francisco tem como objetivo levar água de qualidade para 12 milhões de brasileiros de 390 municípios dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
O empreendimento hídrico é composto por dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros de extensão, e Leste, com 217 quilômetros. As estruturas captam a água do Rio São Francisco, no interior de Pernambuco, para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região.
Agenda Política