Saiba quem é o ‘Bolsonaro chileno’, o mais votado para presidente do Chile no 1º turno

José Antonio Kast e Jair Bolsonaro antes das eleições presidenciais brasileiras de 2018 / Foto: reprodução

O candidato de direita, José Antonio Kast, foi o mais votado no primeiro turno das eleições presidenciais do Chile, que ocorreu neste domingo (21). Ele vai disputar o segundo turno do pleito contra o candidato de esquerda Gabriel Boric no dia 19 de dezembro, quando o país decidirá quem vai suceder Sebástian Piñera

Com 55 anos, José Antonio Kast é admirador do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, tendo demonstrado um crescimento vertiginoso de popularidade nas últimas semanas. De acordo com a CNN Brasil, o advogado e político fez críticas à direita tradicional e aproveitou a queda de popularidade do atual presidente para subir nas pesquisas.

Já segundo a BBC Brasil, o ex-deputado federal por quatro mandatos seguidos é pai de nove filhos e tem 55 anos. Ele é “definido como ultraconservador e com motivos para se identificar com o presidente brasileiro – mas não só com ele – e que tem conseguido canalizar o apoio de setores da sociedade chilena”.

A afinidade com Bolsonaro inclui a defesa da maior presença da polícia e das Forças Armadas nas ações governamentais e a favor da liberdade econômica. Entre as bandeiras do político chileno estão “lei e ordem” e ações “duras” contra o crime.

Conforme relembra a reportagem da BBC Brasil, “Quando o então candidato Jair Bolsonaro fazia campanha pelo segundo turno da eleição presidencial do Brasil, em 2018, o político chileno José Antonio Kast fez questão de visitá-lo e de ser filmado a seu lado, no Rio de Janeiro”. Há, inclusive, registros de ambos no Brasil.

Esse é o segundo movimento pró-direita na América Latina neste mês. Na semana passada, a Argentina foi às urnas e derrotou o partido do atual presidente Alberto Fernández nas eleições legislativas – uma derrota histórica. No país vizinho, o resultado é visto como uma espécie de tira-teima da próxima eleição presidencial.

Os vizinhos estão olhando para o Brasil para definirem suas eleições. Como se comportará o Brasil em 2022?

Agenda Política com informações de BBC Brasil e CNN Brasil

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *