Redução na conta de luz diminuirá custos da indústria e impactará preços, diz economista; Ouça

O fim da bandeira de escassez hídrica, que gerava uma taxa extra na conta de energia elétrica dos brasileiros, deve trazer impactos positivos para a indústria do país e, consequentemente, aos consumidores. A medida entra em vigor a partir do dia 16 de abril e deve resultar em uma redução de cerca de 20% na conta de luz.

A tarifa extra havia sido aprovada em meio à crise hidrológica que afetou o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas em 2021, que são principal fonte geradora de energia elétrica no país, o que forçou a utilização da energia proveniente das termelétricas, que são mais caras.

De acordo com o Governo Federal, foi a pior seca em 91 anos, mas os reservatórios do país estão muito mais cheios que no ano passado, permitindo o retorno à normalidade. A decisão assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) vai baratear a conta nos próximos meses.

Na avaliação do economista paraibano Werton Oliveira, o impacto no orçamento das famílias não será significativo devido à pressão inflacionária sobre os alimentos, mas a diminuição dos custos para a indústria deve baratear alguns produtos que chegam nas prateleiras, favorecendo o consumidor.

Ouça áudio a seguir

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *