Aumenta número de paraibanos com plano de saúde durante pandemia da Covid-19

Cresceu o número de paraibanos que aderiram aos planos privados de saúde durante a pandemia da Covid-19, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Apesar da crise econômica provocada pelas medidas restritivas com o objetivo de frear o avanço do coronavírus, os cuidados com a saúde falaram mais alto durante o período.

O levantamento aponta que, no caso dos planos médico-hospitalares, em um ano houve incremento de 21.891 novos usuários paraibanos, saindo de 415.056 mil em agosto do ano passado, para 436.947 mil um ano depois. De acordo com a ANS, esses dados podem sofrer alterações retroativas por causa das revisões efetuadas mensalmente, mas o crescimento está consolidado.

Um aumento ainda mais expressivo ocorreu nos planos relativos ao tratamento dentário. Em agosto do ano passado, eram 377.868 mil paraibanos com essa modalidade de planos, e agora são 410.751, o que representa um crescimento absoluto de 32.883 mil novos usuários.

Em todo o Brasil, também levando em conta os dados da ANS, em um ano houve incremento de mais de 1,5 milhão de beneficiários – o equivalente a 3,1% de aumento em relação a agosto de 2020. Em relação aos planos odontológicos, houve aumento de 2,5 milhões de beneficiários, o que representa 8,8% de crescimento.

Política de Enfrentamento à Covid-19

No mês passado, o Conselho Nacional de Saúde Suplementar (Consu) aprovou as diretrizes gerais de transparência e monitoramento para planos de saúde atuarem durante a pandemia de Covid-19. Entre as orientações para a saúde suplementar estão ações para assegurar o direito dos beneficiários ao atendimento na rede assistencial da operadora de plano de saúde contratada nesse período.

Além disso, o texto prevê o monitoramento das informações da rede de serviços de saúde contratado pelo cidadão, em especial aquelas relacionadas aos dados de ocupação de leitos e desfechos assistenciais, dentro do que dispõe a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *