Uma nota publicada pelo PT, neste fim de semana, deu o que falar nas redes sociais. O Setorial Nacional de Direitos Animais e a Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento da legenda estão se mobilizando pelo fim imediato do abate de jumentos em todo o país.
De acordo com o partido, em 2018 o rebanho de jumentos no Brasil era de menos de 400 mil animais. Com o ritmo atual de matança – aproximadamente 90 mil abates por ano –, esses animais entrarão em extinção no Brasil até o final de 2022.
Segundo o partido, pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) alertam que a espécie está sob ameaça no país, pois ao contrário de animais como bois ou porcos, não há criadores de jumentos no Brasil. A gestação da jumenta é de 13 meses e ela tem um filhote por vez, lembrou o PT na nota.
A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, também se manifestou em suas redes sociais contra a extinção dos jumentos. “Não podemos permitir isso”, escreveu. Como não deixaria de ser, o tema acabou entrando na onda da polarização política e a publicação tornou-se meme na internet.
Confira a seguir.
Pesquisadores da USP alertam que se nada for feito, a espécie entrará em extinção no Brasil até o final de 2022
📲Leia mais!https://t.co/0ISnIKAGvx
— PT Brasil (@ptbrasil) January 14, 2022
Agenda Política