Pré-candidatos ao Governo da Paraíba definem convenções partidárias; veja datas e locais

Os pré-candidatos ao Governo da Paraíba já definiram, em sua maioria, as datas e os locais para a realização de suas convenções partidárias. Os eventos vão oficializar a escolha dos nomes que vão disputar os cargos para as eleições deste ano, em outubro. O período para a realização desses atos partidários começa nesta quarta-feira (20) e vai até o dia 05 de agosto.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderão participar das eleições a sigla que até seis meses antes da data do pleito tenha registrado seu estatuto na Corte Eleitoral e tenha, até a data da convenção, órgão de direção definitivo ou provisório devidamente anotado no tribunal eleitoral competente.

As escolhidas e os escolhidos para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital devem ser registrados na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 2 de outubro e, eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.

Formato

As convenções partidárias podem ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido. Após a escolha em convenções, as legendas já podem solicitar o registro das candidaturas no dia seguinte.

Confira as datas a seguir.

Antônio Nascimento (PSTU)

O pré-candidato do PSTU, Antônio Nascimento, agendou para o próximo sábado (23) a confirmação de sua candidatura. Ele terá como vice Alice Maciel. Quanto à vaga para o Senado, ainda é uma questão que segue em aberto, segundo a assessoria do partido. A convenção ocorrerá às 15 horas, no formato virtual, que é permitido pela Justiça Eleitoral.

Major Fábio (PRTB)

No dia 28 de julho, será a vez do Major Fábio (PRTB) oficializar seu nome na disputa para o Governo do Estado. O evento acontecerá na Domus Hall, em João Pessoa, a partir das 16 horas. Outros detalhes da programação ainda serão divulgados. Ele vai disputar na chapa ao lado de Sérgio Queiroz (PRTB), pré-candidato ao Senado.

Adjany Simplício (PSOL)

A convenção da pré-candidata da federação PSOL-Rede ao Governo do Estado, Adjany Simplício foi marcada para o dia 30 de julho, sábado, às 15h. A chapa terá como vice Jardel (Unidade Popular) e Alexandre Soares (PSOL) para o Senado. Também serão lançados 37 candidatos para o cargo de deputado estadual. O evento será realizado no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP-PB).

Pedro Cunha Lima (PSDB)

No dia 31 de julho será a vez do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) confirmar sua postulação ao Palácio da Redenção, em evento a ser realizado na Arena Medow, em Campina Grande. Na mesma ocasião, o deputado Efraim Filho (União) vai confirmar sua candidatura para o Senado na chapa tucana. Além do PSDB e União Brasil, a convenção partidária unificada também vai oficializar as candidaturas do Cidadania, PTB e do PSC, em evento às 09h45.

Veneziano Vital do Rêgo (MDB) – texto atualizado às 12h50min do dia 20/07 com as informações do MDB

A Convenção do MDB será no dia 5, no Esporte Clube Branco, a partir das 13h, com término às 17h, de acordo com edital de convocação do partido aos filiados. Serão confirmadas as pré-candidaturas de Veneziano Vital do Rêgo ao Governo do Estado e de Ricardo Coutinho (PT) ao Senado. Será uma convenção integrada com o PT. Um dia antes, os dois partidos farão ato político com a participação do ex-presidente Lula.

João Azevêdo (PSB)

O pré-candidato à reeleição, o governador João Azevêdo (PSB), marcou para o dia 05 de agosto a convenção socialista, que vai confirmá-lo na disputa pelo Palácio da Redenção. Os nomes dos candidatos a vice e ao Senado na chapa do governador ainda não são conhecidos, mas devem ser divulgados até o dia do evento, que será realizado na casa de shows Forrock, em Cabedelo. O mais provável, em tese, é que o indicado do Progressistas, Lucas Ribeiro, ocupe o espaço de vice na chapa socialista. Outras opções, porém, não estão descartadas, como eventual nome indicado pelo Republicanos.

Nilvan Ferreira (PL)

Também no último dia do prazo, o apresentador Nilvan Ferreira (PL) deve confirmar seu nome na disputa pelo Governo da Paraíba. O comunicador ainda não divulgou o nome do seu vice, mas tem como opções o empresário Arthur Bolinha, a médica Anelise Menesguesso e a esposa do deputado estadual Moacir Rodrigues, Giovana. Ferreira vai compor com Bruno Roberto para o Senado, nome apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) de forma oficial. A convenção acontecerá no Garden Hotel, em Campina Grande.

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *