‘Oração’ encontrada em caixa de dinheiro na Paraíba não é ‘verdadeira’, dizem católicos; saiba diferença

Publicado por: Felipe Nunes em

Desde que veio à tona a informação de que equipes da Polícia Federal encontraram uma “oração” dentro de uma caixa de dinheiro, na casa de um dos alvos da Operação Festa no Terreiro, nesta quinta-feira (02), religiosos entraram em contato com o blog Agenda Política para esclarecer que a intercessão divulgada seria produto de um sincretismo, e não uma oração oficial que representa os católicos.

A reportagem, publicada ontem pelo blog, ganhou repercussão em grupos de católicos. A “intercessão da riqueza” foi encontrada na casa do Chefe de Licitações de São Mamede durante a operação que investiga fraudes em licitação no município. O texto aponta instruções sobre como atrair riqueza através de uma simpatia e estava dentro de uma caixa contendo R$ 172 mil.

De acordo com imagem compartilhada pela Polícia Federal, a oração diz o seguinte:

São José Pai de JESUS CRISTO rogai por nós Espero que nunca lhe falte dinheiro, e que o mesmo aumente para você. Esta é a SACOLINHA DE SÃO JOSÉ: todo dinheiro que receber, coloque-o dentro dela, mesmo que seja por um minuto, e não gaste a moeda que mando com mesma. No dia 19 de Março do próximo ano (2008) distribua também 10 sacolinhas iguais a esta (com oração a SÃO JOSÉ, a moeda e a orientação de como proceder), mantendo assim a devoção, a fé e a tradição, e creia firmemente, pois de fato nada lhe faltará e aproveite para pedir Paz, Prosperidade, Harmonia, Compreensão, e muito Amor, para sua família e pra toda a humanidade. Amém.

Procurado pelo blog Agenda Política, o Diácono Douglas Júnior, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Sumé, explicou que a oração encontrada pela PF se trata de uma corrente, semelhante àquelas que são compartilhadas nas redes sociais, e que não têm aprovação da Igreja Católica.

Na prática, a oração encontrada seria um sincretismo religioso, que apesar de conter elementos católicos, traz aspectos de espiritualidade rejeitados pelo cristianismo, como a magia.  “A igreja católica não acredita em oração mágica, mas sempre valorizou a recompensa justa pelo trabalho, a exemplo de São José, um homem justo. Para a Igreja, o verdadeiro bem é aquele que é justo, de acordo com o seu trabalho, e não o que provém de origens ilícitas”, explicou o diácono. 

Em contato com o blog, o diácono disse que há orações lícitas e aprovadas para pedir intercessão a São José, de acordo com a doutrina da Igreja. “Não se pode crer em qualquer coisa que chega na internet ou na caixinha dos Correios, ou em correntes que buscam favorecimentos financeiros ou materiais. Uma forma de prevenir isso é buscando auxílio espiritual”, disse. (OUÇA ABAIXO).

Confira, a seguir, o que de acordo com o diácono Douglas Júnior seria um exemplo de oração privada, sem conter nenhum erro, podendo ser usada pelos fiéis em suas vidas cotidianas. 

São José, carpinteiro de Nazaré, amigo dos pobres e fiel esposo de Maria, intercedei por todos os que se empenham no trabalho espiritual, intelectual e manual. Intercedei junto a Jesus por todas as necessidades dos trabalhadores.

Alcançai-nos, também, a graça de que tanto necessitamos (fazer o pedido).

Que nós tenhamos a graça de imitar as vossas virtudes para chegarmos, um dia, à vivência da plenitude em Deus.

São José, rogai por nós!

Amém.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...