Números robustos: União Brasil nasce com 25 prefeitos e quase 250 vereadores na Paraíba

O partido ‘União Brasil’, criado a partir da fusão do DEM e do PSL, dará origem ao maior partido político do Brasil, mas também surgirá com números robustos na Paraíba, de acordo com levantamento realizado pelo Agenda Política junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O novo partido nascerá com uma bancada de 82 deputados (a maior da Câmara, superando o Partido dos Trabalhadores, que tem 53 parlamentares), 8 senadores e 4 governadores, além de centenas de prefeitos espalhados pelo Brasil.

Na Paraíba, a legenda contará com 25 prefeitos, que foram eleitos pelo Democratas em 2020, além de 22 vice-prefeitos e quase 250 vereadores eleitos, sendo a maioria também oriundos do DEM. Além disso, o novo partido terá 2 deputados federais, com possibilidade de ingresso de outros parlamentares.

Será o terceiro maior partido do estado, atrás apenas do Cidadania e do PSDB.

O União Brasil terá como número o 44 e contará ainda com as maiores parcelas do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o chamado fundo eleitoral. Conforme apuração do blog, as definições sobre os diretórios locais, inclusive na Paraíba, só acontecerão após a homologação da legenda junto ao TSE.

Na Paraíba, os deputados Efraim Filho e Julian Lemos prometem fazer uma gestão consensual à frente do partido. O primeiro deve disputar uma vaga no Senado, enquanto o segundo tentará a disputa pela reeleição na Câmara Federal.

Efraim Filho, inclusive, foi escolhido para compor a Executiva Nacional da nova sigla, sendo o 1° Secretário. O União Brasil será presidido pelo deputado federal Luciano Bivar, dirigente nacional do PSL.

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *