João abre guia eleitoral e Pedro terá maior tempo; confira ordem e tamanho de cada um

Publicado por: Felipe Nunes em

Um sorteio realizado pela Corregedoria Regional Eleitoral da Paraíba (CRE-PB), nesta sexta-feira (19), estabaleceu  a ordem de veiculação da propaganda eleitoral no rádio e na tv e o tamanho do guia eleitoral de cada candidato nas eleições deste ano, na Paraíba.

Na disputa ao Governo do Estado, o candidato à reeleição João Azevêdo (PSB) abrirá a propaganda, enquanto o candidato Pedro Cunha Lima (PSDB) terá o maior tempo no guia eleitoral no rádio e na TV. A propaganda gratuita na rádio e na TV será permitida a partir de 26 de agosto, relativa ao primeiro turno, de acordo com o calendário aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O sorteio levou em conta as candidaturas, a formação das coligações e das federações e os partidos políticos colocados no Sistema Horário Eleitoral. A coligação “Coragem Pra Mudar”, de Pedro Cunha Lima, terá 3 minutos e 23 segundos de tempo, sendo o maior do guia eleitoral.

Em segundo lugar, a coligação “Juntos Pela Paraíba”, de João Azevêdo, ficou com 3 minutos e 15 segundos no guia eleitoral. O terceiro maior tempo ficou com a coligação de Veneziano Vital do Rêgo (MDB), “A Paraíba tem pressa de ser feliz”, com 2 minutos e 8 segundos.

Os menores tempos foram destinados para os candidatos que estão em partidos sem coligações. O PL, de Nilvan Ferreira, ficou com 48 segundos. Por último a federação PSOL/Rede, da candidata Adjany Simplício terá 24 segundos no guia eleitoral.

De acordo com o TSE, nas segundas, quartas e sextas-feiras, serão veiculadas as propagandas dos candidatos aos cargos de deputado estadual e ao Governo do Estado. Já nas terças, quintas e sábados, serão exibidas as propagandas dos candidatos a deputados federais, senadores e presidentes.

Confira, a seguir, a ordem de exibição

1 – Juntos pela Paraíba – João Azevêdo (PSB)

2- A Paraíba tem pressa de ser feliz – Veneziano Vital do Rêgo (MDB)

3 – Coragem Pra Mudar – Pedro Cunha Lima (PSDB)

4 – Direito ao Futuro – Adjany Simplício (PSOL/Rede)

5 – Partido Liberal – Nilvan Ferreira

Propaganda eleitoral

A Propaganda Eleitoral teve início em 16 de agosto, passando a ser permitida a realização de caminhada, passeata, carreata, distribuição de santinhos, propagandas escritas e pedir voto ao eleitor, inclusive na internet.

Até 29 de setembro de 2022, as candidatas, os candidatos, os partidos políticos, as federações e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, entre as 8h (oito horas) e às 24h (vinte e quatro horas).

Até as 22h (vinte e duas horas) do dia 1° de outubro de 2022, poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio.

Até 30 de setembro de 2022, serão permitidas a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 (dez) anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidata ou candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e de 1/4 (um quarto) de página de revista ou tabloide.

A propaganda no rádio e na tv acontecerá de 26 de agosto a 29 de setembro de 2022.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...