O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou neste domingo (17), em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin) no Brasil. Essa emergência havia sido decretada ainda em 2020 em decorrência da Covid-19.
De acordo com o paraibano, nos próximos dias o Governo Federal vai editar um “ato normativo” para disciplinar a nova fase da pandemia no país. “Esta medida, no entanto, não significa o fim da Covid-19. Continuaremos a conviver com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias”, esclareceu.
Marcelo Queiroga citou o avanço da vacinação no Brasil, com a distribuição de mais de 476 milhões de doses e lembrou que mais de 73% da população já conta com com o esquema vacinal completo.
O ministro também expressou solidariedade às famílias das vítimas que morreram em decorrência da pandemia e elogiou a capacidade do do Sistema Único de Saúde (SUS) em salvar vidas.
“Agradeço aos médicos, que com autonomia defendida pelo Governo Federal utilizaram o melhor da ciência em favor dos pacientes, bem como a todos os profissionais da saúde que incansavelmente lutaram contra essa doença”, disse.
Assista ao vídeo a seguir
Agenda Política