Desembargador quebra-protocolo, tira a toga e veste em estudante de escola pública em sessão do TRE-PB; VÍDEO

Leandro dos Santos surpreendeu ao encerrar sessão com homenagem às mulheres / Foto: reprodução

Um gesto fala mais do que palavras. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Leandro dos Santos, surpreendeu a todos os presentes na sessão ordinária desta quinta-feira (09), quando resolveu tirar sua toga e colocá-la sobre os ombros de uma estudante de escola pública.

A Corte Eleitoral recebia a visita de alunas e alunos do 9° ano da Escola Municipal José Américo de Almeida, de João Pessoa, quando antes de encerrar os trabalhos Leandro dos Santos resolveu chamar a estudante Hannah Daybiene Marques dos Santos para subir ao plenário onde ele presidia a sessão.

O objetivo, segundo o magistrado, foi incentivar a participação das mulheres na vida pública, não somente na política partidária. Ele fez um pequeno discurso e colocou a toga sobre os ombros da estudante, quebrando o protocolo. “Vou fazer um gesto que vai dar a dimensão dessa participação feminina na sociedade como um todo”, disse.

A vice-presidente da Corte, a desembargadora Fátima Maranhão, repetiu o gesto. Ela retirou a toga e vestiu sobre a professora Sandra Jussara da Silva. “Uma homenagem simples mas extremamente simbólica para aquilo que defendemos”, concluiu Leandro.

Em tempos de insensibilidade e insensatez em alguns setores do Judiciário, gestos como esse fazem toda a diferença. Mais do que isso, é uma homenagem ao que diz à Constituição Federal: a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Assista ao vídeo a seguir

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

1 Response

  1. Jose Bandeira de Andre disse:

    Belo gesto que pode incentivar esses alunos a seguir carreira jurídica no futuro. Essa “quebra de protocolo” é louvável, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *