Com apenas uma pesquisa registrada no TSE, Paraíba é o estado do NE com eleição menos avaliada por institutos

A Paraíba é o estado do Nordeste menos avaliado pelos institutos de opinião e pesquisa quando o assunto são as eleições gerais de 2022. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de janeiro até maio, somente um levantamento foi registrado na Corte.

Uma apuração do blog Agenda Política constatou que a última pesquisa registrada e divulgada em relação ao pleito eleitoral da Paraíba ocorreu ainda em fevereiro, pela empresa Datavox Pesquisas de Opinião Pública LTDA. Os números foram publicados pelo site PB Agora.

Por outro lado, no Rio Grande do Norte, já são 7 pesquisas divulgadas e uma em execução. Esses levantamentos foram realizados por institutos como Ipespe, Seta, TS2 Soluções, Bramame Serviços de Comunicação e Agora Sei. Em Pernambuco, são 11 levantamentos registrados no TSE por 7 empresas diferentes.

O estado do Maranhão é o campeão de pesquisas registradas, com 20 levantamentos. Em seguida, Piauí, com 14 levantamentos. Os estados da Bahia (10), Ceará (06), Sergipe (05) e Alagoas (04) também aparecem à frente da Paraíba no quesito aferição do pleito eleitoral de 2022.

Levando em conta que os paraibanos já conhecem, em tese, os nomes dos pretensos candidatos ao Governo do Estado e ao Senado, mesmo que em fase de construção de chapas, o que estaria por trás de tamanho desinteresse dos institutos de pesquisas e de seus patrocinadores em relação ao cenário eleitoral em âmbito local? Eis a questão.

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *