Paraibanos se apresentam no Palácio do Planalto em homenagem ao Dia do Forró

Os cantores e compositores paraibanos Amazan e Novinho da Paraíba se apesentam nesta segunda-feira (13), em Brasília, em evento de comemoração ao Dia do Forró e aniversário de Luiz Gonzaga. A programação está marcada para o fim da tarde, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) e auxiliares.

Na última quinta-feira (09), as Matrizes Tradicionais do Forró foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil, durante a 99ª Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O pedido de registro havia sido feito em 2011 pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, do estado da Paraíba. A proposta teve apoio de 423 forrozeiros de todo país, por meio de abaixo-assinado. Desde então, o Iphan iniciou o Processo de Registro, que incluiu fóruns e reuniões de mobilização junto a comunidades de forrozeiros, pesquisadores e produtores envolvidos com a temática.

O evento para comemorar o aniversário do Forró e de Luiz Gonzaga deve ter início às 16h30, de acordo com o convite oficial da Presidência da República. Também estarão presentes o Ministro do Turismo, Gilson Machado, e o Secretário Especial de Cultura, Mário Frias.

Além de Novinho da Paraíba e Amazan, outros artistas que representam o Forró devem se apresentar. Novinho, apesar de paraibano, reside atualmente na Capital pernambucana.

“O Forró sem sombra de dúvidas é uma das maiores expressões culturais do Brasil. Nasceu no Nordeste, mas ganhou o país”, constatou Amazan. Além de cantor, o paraibano também é sanfoneiro, poeta e representante do mais novo Patrimônio Cultural do Brasil.

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *