Michelle critica apoio a Ciro Gomes no Ceará e expõe racha na direita; André Fernandes rebate e diz que decisão teve aval de Bolsonaro; assista

Publicado por: redacao em

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) criticou duramente o grupo liderado pelo deputado federal André Fernandes (PL) após a sinalização de apoio ao ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) para a disputa ao Governo do Ceará em 2026. Em visita a Fortaleza, onde participou do evento de lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo) ao Executivo estadual, Michelle afirmou que o grupo “se precipitou” ao defender uma aliança com Ciro.

Durante o discurso, Michelle citou nomes da direita cearense que admira e completou: “Tenho orgulho de vocês. Mas fazer aliança com um homem que é contra o maior líder da direita? Isso não dá.”

A fala expôs um novo capítulo da disputa interna pelo comando da direita no Ceará.

André Fernandes rebate: “Foi uma decisão de Bolsonaro”

Após a crítica pública, André Fernandes respondeu afirmando que a articulação com Ciro Gomes não só teve a participação do ex-presidente Bolsonaro, como também foi chancelada pela cúpula do PL.

Segundo o parlamentar, a reunião em que a possível aliança foi discutida contou com Bolsonaro, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e o senador Carlos Bolsonaro. Ele disse ainda que, durante o encontro, o próprio ex-presidente telefonou para Ciro para avançar no diálogo.

Fernandes afirmou que as tratativas não seriam divulgadas neste momento, mas decidiu expor os bastidores após a declaração de Michelle se referir à decisão como precipitada.

“Já que a esposa do ex-presidente Bolsonaro diz que foi precipitada essa aliança, então é uma aliança precipitada do próprio marido dela”, afirmou André após o evento de Girão.

O deputado revelou ainda que o PL avaliou possíveis desgastes da aproximação com Ciro Gomes — histórico adversário político de Bolsonaro — e que ele próprio foi escolhido para assumir eventuais críticas.

“Meu combinado com o presidente Bolsonaro, desde sempre, foi: ‘presidente, fica tranquilo, que, se essa aliança der ruim, pode colocar a culpa em mim’”, declarou.
Segundo ele, o partido avaliou que seria prejudicial para Bolsonaro aparecer publicamente ao lado de Ciro, e por isso optaram por colocar André na linha de frente:
“Qualquer pancada o André aguenta.”

Apesar da movimentação, Ciro Gomes ainda não confirmou se pretende disputar o Governo do Ceará em 2026. Até agora, o único nome oficialmente lançado é o do senador Eduardo Girão (Novo), que recebeu o apoio explícito de Michelle Bolsonaro.

O episódio evidencia a disputa interna dentro da direita cearense e revela divergências entre lideranças do PL e o núcleo político da ex-primeira-dama, abrindo um novo capítulo na corrida eleitoral do estado.

O post Michelle critica apoio a Ciro Gomes no Ceará e expõe racha na direita; André Fernandes rebate e diz que decisão teve aval de Bolsonaro; assista apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

Share

Você pode gostar...