Mais dois deputados federais da Paraíba assinaram o requerimento para assinatura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos do dia 08 de janeiro depois do vídeo que mostra o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República supostamente interagindo com invasores.
De acordo com apuração do blog Agenda Política, os deputados federais Ruy Carneiro e Romero Rodrigues (Podemos) decidiram apoiar a iniciativa. Na avaliação deles, o andamento das investigações no Poder Legislativo se tornou indispensável.
Além deles, já haviam assinado a CPMI o senador Efraim Filho (União) e os deputados federais Cabo Gilberto e Wellington Roberto (PL).
A expectativa é que o requerimento para a criação da CPMI seja lido na próxima semana e até a base governista passou a apoiar a criação do órgão investigador.
Demissão do minsitro
Com a repercussão das imagens divulgadas pela CNN Brasil, ontem, Gonçalves Dias, pediu demissão do cargo em reunião com o presidente da República, Lula da Silva (PT). Trata-se da primeira queda de um ministro no governo Lula III.
As imagens mostram Gonçalves Dias e funcionários do GSI circulando e interagindo com os invasores. Um dos funcionários do GSI conversa com invasores e os cumprimenta. Outro funcionário do órgão entrega água mineral para os vândalos.
A informação sobre a demissão foi confirmada pela assessoria do Palácio do Planalto, que disse em nota não tolerar qualquer impunidade aos atos do dia 08.
Agenda Política