O ator José de Abreu e o secretário de Fomento e Incentivo do Governo Federal, André Porciuncula, discutiram nas redes sociais, depois do anúncio de que a Secretaria de Cultura avalia reduzir em 50% o teto da Lei Rouanet.
O bate-boca teve início quando o ator respondeu a um seguidor no Twitter, que debochou de uma fala de Abreu. Diante da resposta, Porciuncula, entrou na conversa e afirmou que a Lei não é “caixa eletrônico de artista”.
A arrogância típica dos ignorantes. A Lei Rouanet não é caixa eletrônico de artista, apesar do que sua turma tentou fazer com ela. A lei é para tutelar a cultura nacional, museu, patrimônio histórico, cultura popular e tantas outras atividades que não são a mamata que gostava. https://t.co/AGaT11cwFd
— André Porciuncula (@andreporci) January 2, 2022
Na tréplica, o ator mandou o secretário ler a lei e escreveu um palavrão (veja a seguir). Em seguida, o ex-policial militar repostou uma uma notícia e debochou do palavrão publicado pelo ator.
Este aí não tira o cu da boca. 😂😂😂😂 https://t.co/KMoBCfZqdy
— André Porciuncula (@andreporci) January 2, 2022
A Polêmica
O Secretário de Fomento e Incentivo da Secretaria Especial da Cultura tem conversado com Mario Frias, titular da pasta, sobre uma nova alteração no teto da Lei Rouanet. A ideia é diminuir em 50% o limite para captação de recursos pela lei. A gestão Bolsonaro tem dito que quer corrigir equívocos na Lei, direcionando seu foco para a cultura popular e pequenos artistas.
Com informações de O Globo e Twitter