A vereadora Eliza Virgínia (PP) apresentou, nesta sexta-feira (14), à Câmara Municipal de João Pessoa, um requerimento para que o prefeito da Capital, Cícero Lucena (PP), mantenha o funcionamento do modelo escola cívico-militar, mesmo com a decisão do Governo Lula de interromper o programa em todo o país.
Em João Pessoa, a Escola Municipal Chico Xavier, em funcionamento no bairro Jardim Oceania, adotou o modelo cívico-militar desde o ano de 2020, após pedido de pais e alunos simpáticos ao modelo, que conta com administração militar e ensino civil.
Nesta quinta-feira (13), em resposta enviada ao blog Agenda Política, a escola Secretaria de Educação do município informou que a secretária América Castro faria uma reunião para definir a política relacionada ao programa, mas garantiu o funcionamento do modelo até o fim deste ano.
“Requeiro na forma regimental, após ouvido o plenário, que este poder legislativo envie apelo ao Excelentíssimo Senhor Prefeito do município de João Pessoa, Cícero Lucena, para que a administração municipal mantenha em pleno funcionamento as Escolas Cívico Militares do município de João Pessoa”, diz requerimento apresentado pela vereadora.
“Sabemos da importância dessas escolas na cidadão alunos e de todos que passam por ela, e tenho convicção de que disciplina e compromisso contribuem muito para o caráter e formação de crianças e adolescentes. Nessas escolas existem o que chamamos de limites, coisa que hoje quase não se escuta. Já que o governo federal não presa por esses valores, se as prefeituras fizerem um esforço e mantiverem as escolas cívico militares, será maravilhoso”, defendeu.
Algumas prefeituras da Paraíba já anunciaram que vão manter o funcionamento do modelo. Em Santa Rita, de forma definitiva. Em Cabedelo, até o fim do ano, quando uma decisão final será anunciada para pais e estudantes da unidade.
Agenda Política