Deputados fazem ‘visita técnica’ em obra da transposição uma semana após inauguração por Bolsonaro

Deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que compõem a Frente Parlamentar da água, realizaram nesta sexta-feira (29), uma ‘visita técnica’ à Barragem de Morros, no município de São José de Piranhas, Alto Sertão da Paraíba, para ‘celebrar a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco’. Trata-se do último trecho do Eixo Norte, inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada.

O evento foi realizado através de propositura do deputado Jeová Campos (PT) e contou com a participação dos deputados federais Frei Anastácio (PT) e Wilson Santiago (PTB), vereadores do Sertão da Paraíba, além do vice-presidente da Frente Parlamentar das Águas, deputado Francisco do PT, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, ligados ao espectro político de centro-esquerda.

A informação sobre a intenção dos parlamentares de realizarem um ato simbólico foi antecipada pelo blog ainda no dia 18 deste mês.

O presidente da Frente, Jeová Campos, ressaltou que o local, uma das regiões mais castigadas pela seca, agora é banhada pelas Águas do Rio São Francisco. “É preciso agora saber o que fazer com as águas; como vai melhorar a vida das pessoas; como a agricultura familiar será projetada para um patamar diferenciado em relação ao atual momento”, disse.

No canal do eixo norte da Transposição, as águas fluem no reservatório de Boa Vista e percorrem oito quilômetros entre a barragem de Caiçara, em São José de Piranhas e a barragem de Engenheiro Ávidos, do município de Cajazeiras.

“Nós estamos celebrando está grande vitória, essa conquista, fruto de muita luta. Nós sempre acreditamos neste sonho, acreditamos que esse sonha tornar-se realidade. Aqui estão as águas do Velho Chico banhando o nosso Sertão, trazendo alegria para o sertanejo, trazendo felicidade para o homem do campo, trazendo vida porque a água é sinônimo de vida”, disse o deputado federal Frei Anastácio.

Inauguração

O trecho inaugurado na última semana, na Paraíba, tem oito quilômetros de extensão e o investimento federal na estrutura, que segundo o Governo vai beneficiar moradores da Paraíba e do Rio Grande do Norte, foi R$ 49,7 milhões. Trata-se de uma obra há muitos anos aguardada por moradores da região.

Com informações da ALPB

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *