O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado, disse nesta quinta-feira (11), em reunião da Frente Parlamentar Mista do Comércio e Serviços, em João Pessoa, que o debate sobre a Reforma Tributária vai começar “de verdade” quando o texto for apresentado aos parlamentares.
O parlamentar paraibano e o deputado Domingos Sávio (PL-MG), que preside a Frente na Câmara Federal, comandaram a reunião, que contou com representantes da classe produtiva e parlamentares do estado, em um hotel na orla da Capital.
“Todo o debate, por enquanto, é só acerca de suposições, e vai começar de verdade quando o texto for apresentado”, disse. “Ninguém imagine que com a apresentação do texto já se tem imediatamente o cenário para votação. Se tem muito para amadurecer e aperfeiçoar”, disse Efraim.
O evento também foi prestigiado por presidentes de entidades que representam a classe produtiva e econômica do estado, a exemplos de Arthur Lira, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB) e de Melca Farias, da Associação Comercial da Paraíba (ACPB).
Os representantes do setor produtivo defenderam que a proposta tenha como foco a simplificação, sem o caráter de expandir a arrecadação com elevação de tributos.
Para Arthur Lira, da Abrasel, os parlamentares precisam ouvir as “preocupações” do setor. “Esperamos facilitação, esperamos restituição de créditos, estamos dando a nossa contribuição, para que a reforma também tenha a mão e a contribuição do setor”, disse.
Na avaliação de Melca Farias, da ACPB, os empresários ainda esperam conhecer o que está sendo discutido na reforma tributária. “Temos uma preocupação muito grande com a nossa segurança jurídica. Vai ter um imposto único? Que imposto é esse? Precisamos ouvir o que está acontecendo em Brasília para que possamos nos posicionar”, opinou.
A reunião
Também participaram do evento o deputado federal Cabo Gilberto (PL), o deputado federal Luis Carlos Gomes da Silva (Republicanos-RJ), o suplente de senador André Amaral e empresários, que apresentaram questionamentos e apresentaram propostas de discussão sobre a economia do país.
O relator da reforma tributária é o deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), que não participou da reunião ocorrida em João Pessoa. Integrantes da Frente, entretanto, disseram que têm a disposição de contribuir com o debate e para o aperfeiçoamento da proposta.
Assista ao vídeo a seguir
Agenda Política