Com apenas uma pesquisa no TSE, Paraíba é o estado com cenário eleitoral menos avaliado do país

A quatro meses das eleições de outubro, a Paraíba segue sendo o estado brasileiro com as eleições menos avaliadas pelos institutos de pesquisa e de opinião. Até este domingo (05), segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), somente um levantamento havia sido registrado na Corte para aferir o desempenho dos pré-candidatos ao Governo do Estado.

No mês de março, o blog Agenda Política mostrou que a Paraíba era o estado do Nordeste com menos pesquisas registradas. Mas num olhar geral, o estado ocupa o último lugar entre os 26 estados e o Distrito Federal. Cabe, então, a pergunta: por que a campanha de 2022 na Paraíba anda longe dos holofotes das empresas de mídia e dos institutos de opinião?

A última pesquisa registrada e divulgada em relação ao pleito eleitoral local ocorreu ainda em fevereiro, pela empresa Datavox Pesquisas de Opinião Pública LTDA. Os números foram publicados pelo site PB Agora. Enquanto isso, o estado do Piauí  segue na liderança do ranking, com 31 levantamentos sobre as intenções de voto para o pleito de outubro.

Em seguida, o Estado do Maranhão tem 25 registros, e São Paulo conta com 20 pesquisas registradas. No Amazonas já são 15 aferições desde o início do ano, e no Mato Grosso, 14. Os Estados do Rio Grande do Norte e de Pernambuco contam com 13 pesquisas registradas no TSE.

Levando em conta que os paraibanos já conhecem, em tese, os nomes dos pretensos candidatos ao Governo do Estado e ao Senado, mesmo que em fase de construção de chapas, vale reforçar a pergunta: o que estaria por trás de tamanho desinteresse dos institutos de pesquisas e de seus patrocinadores em relação ao cenário eleitoral em âmbito local?

Confira, a seguir, o número de pesquisas registradas por estados

ACRE – 8
ALAGOAS – 7
AMAPÁ – 2
AMAZONAS – 15
BAHIA – 12
CEARÁ – 7
DISTRITO FEDERAL – 5
ESPÍRITO SANTO – 7
GOIÁS – 15
MARANHÃO – 25
MATO GROSSO – 14
MATO GROSSO DO SUL – 10
MINAS GERAIS – 10
PARANÁ – 4
PARAÍBA – 1
PARÁ – 9
PERNAMBUCO – 13
PIAUÍ – 31
RIO DE JANEIRO – 10
RIO GRANDE DO NORTE – 13
RIO GRANDE DO SUL – 9
RONDÔNIA – 8
RORAIMA – 3
SANTA CATARINA – 4
SERGIPE – 11
SÃO PAULO – 20
TOCANTINS – 7

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *