O vereador da Câmara Municipal de João Pessoa, Carlão Pelo Bem (PL), falou sobre as novas perspectivas do partido em João Pessoa agora que o diretório da Capital passa a ser presidido pelo ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (PL), o tendo como seu vice. O parlamentar avaliou as possibilidades para o setor conservador da política paraibana que integra o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Carlão garantiu que apesar de entender que a presidência de Queiroga no PL da Capital marca um novo momento na história do partido, mas que ainda assim enxerga cuja missão é pacificar as relações dentro do partido e garantir união entre o grupo do ex-ministro da saúde e do grupo composto por Cabo Gilberto Silva, Wallber Virgolino e Nilvan Ferreira.
“A direita continua firme e de pé; nomes fortes como Wallber Virgolino, Nilvan Ferreira e Gilberto formaram um trio e esse trio é uma identidade da direita conservadora, mas o PL tem uma projeção, um comando nacional que é o nome de Queiroga aqui”, afirmou o vereador.
Missões
De acordo com Carlão, cabe a Marcelo Queiroga ser essa liderança da direita escolhida pelo ex-presidente Bolsonaro para representar todos os conservadores pessoenses. Ao mesmo tempo, o parlamentar garantiu que se vê, na condição de vice-presidente do diretório, incumbido da missão de conseguir harmonizar todos os discursos do PL paraibano, para que em 2024 o eleitorado de Bolsonaro veja todos os aliados do capitão num mesmo palanque.
“Por isso que vejo hoje que o PL tem Queiroga como candidato a prefeito da cidade. O triunvirato tem um dos três que será apresentado em dezembro como candidato e até lá eu tenho uma dura missão, que é tentar unir e convergir esses nomes, até mesmo através de pesquisas e do comando do presidente Jair Bolsonaro. Precisamos entender que somos soldados de um projeto de direita e conservador que começou com Bolsonaro, então a partir do momento que ele sinalizar, que dê essa senha até dezembro poderemos saber quem é esse nome e eu brigo e luto pela unidade”, afirmou Carlão sobre o seu sentimento com relação ao partido.
Chapa Puro Sangue
Carlão confirmou que chegou a ouvir sugestões de que o PL dispute as eleições de 2024 com uma chapa puro-sangue (nomes do mesmo partido compondo a majoritária) e que ele então se apresentasse como o vice de Marcelo Queiroga também na disputa pela Prefeitura, mas o vereador indicou não desejar que o partido siga por este caminho.
Indicando a experiência vivida em 2020 como exemplo de que a divisão e o lançamento de uma candidatura de partido único mina as forças da direita num pleito municipal, Carlão relembrou quando ainda era do Patriota e o partido lançou Wallber como candidato a prefeito e Leila Fonseca do mesmo partido como vice.
O parlamentar lembrou que na ocasião conseguiu articular o apoio do partido Democracia Cristã ao nome de Wallber por entender a importância de ter mais legendas fortalecendo o pleito. Por isso ele entende que neste momento plural que a política vive é necessário garantir a união com partidos que tenham ideologia política semelhante à do PL para assim aumentar as chances de Queiroga sair vitorioso ao fim das eleições.