Assembleia Legislativa ganha Frente Parlamentar de Infraestrutura Energética

Publicado por: Felipe Nunes em

Deputado estadual George Morais / Foto: divulgação

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) terá, em 2023, uma Frente parlamentar de Infraestrutura Energética. O objetivo será debater as energias solar e eólica e o gás natural, na Paraíba. A criação da Frente ocorreu após um requerimento apresentado pelo deputado estadual George Morais (União), que exerce o primeiro mandato.

Em justificativa para a criação da Frente, o deputado lembrou que o estado possui parques em operação na geração de energia solar fotovoltaica centralizada, com potência estimada em mais de 140 MW, e mais de 21 parques eólicos com capacidade instalada de 337,38 MW.

Em publicação nas redes sociais, o parlamentar, que já foi presidente da Companhia Paraibana de Gás (PB Gás), disse que vai presidir a Frente. “A criação se justifica em virtude da necessidade de fomentar junto ao Poder Executivo as ações para o fortalecimento das políticas públicas e investimento nessas áreas, uma vez que nosso estado se destaca em nível nacional na área energética”, explicou.

“A Paraíba possui um dos maiores índices de radiação solar no Brasil, chegando a atingir anualmente mais de 2.200 kWh/m2 no setor oeste do Estado. Com relação ao potencial de energia eólica, a capacidade estimada para instalação em solo (onshore) no Estado é de 10,2 GW em locais com velocidade média superior a 7,5 m/s (INPE/2017) e representam o potencial de destaque do Estado, no setor”, acrescentou o deputado.

Além da Frente Parlamentar de Infraestrutura Energética, George Morais vai comandar a Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana da Paraíba e a Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário. Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) apresentaram requerimentos com o pedido de  instalação de Frentes para debater ações nos âmbitos do meio ambiente, saúde, desenvolvimentos do semiárido, entre outros assuntos.

Confira a publicação a seguir

Agenda Política

Share

Você pode gostar...