Vinte deputados federais do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, votaram a favor do texto da reforma tributária, mesmo com a orientação da legenda pela rejeição da proposta, que tem como relator o deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP).
Dentre os votos favoráveis, o paraibano Wellington Roberto, que surpreendeu ao votar a favor da proposta. Esta semana, em resposta ao blog Agenda Política, o parlamentar, que é presidente do partido na Paraíba, havia anunciado voto contra a proposta.
O texto foi aprovado por 382 votos a 118, o texto-base da reforma tributária (PEC 45/19), que simplifica impostos sobre o consumo, mesmo com críticas de setores produtivos e da oposição sobre a “velocidade” na discussão do texto.
O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou fechamento de questão contra a proposta. Mais cedo, ele se encontrou com parlamentares do partido e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ocasião em que reiterou as críticas à proposta. O pedido não surtiu efeito.
Agenda Política