Wilson Santiago recebe convite de Hugo Motta para ingressar no ‘Republicanos’

O deputado federal Wilson Santiago ainda não definiu em qual partido vai se filiar, após ter sido destituído da Presidência do PTB na Paraíba, mas convites não lhe faltam para ingressar nos quadros de outras siglas. Recentemente, ele disse que ao menos 8 partidos o procuraram para oferecer um espaço.

Uma das possibilidades é uma filiação ao Republicanos, do deputado federal Hugo Motta. Nesta sexta-feira (08), Mota confirmou ao Agenda Política o convite feito a Santiago. “Convidei, sim [o deputado]. Ele está anisando, pois recebeu outros convites também”, informou.

Na prática, porém, a decisão de Santiago pode não ser tomada agora. Isso porque ele aguarda a chamada ‘janela partidária’, que deve se abrir entre março e abril de 2022. A janela é um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período acontece cerca de seis meses antes do pleito.

Wilson Santiago disse que aguarda a aprovação de todas mudanças na legislação eleitoral, que foram discutidas no Congresso e devem ter consequências práticas. “Estamos aguardando passar a fase das fusões de partidos e de Federação, é quando teremos o quadro desenhado. Isso leva o resto do ano”, explicou.

Além do Republicanos, outras possibilidades seguem abertas, como retorno de Santiago ao MDB ou o ingresso no Cidadania, partido de João Azevêdo, de quem o deputado é aliado.

Saída do PTB

O PTB decidiu afastar o deputado federal Wilson Santiago do comando da legenda na Paraíba por causa da votação do Projeto de Lei 4754, que prevê o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal, em caso de usurpação de poder do Congresso Nacional. Santiago não votou conforme a orientação do partido na Comissão que analisava o tema.

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *