O deputado federal e presidente estadual do Partido Liberal na Paraíba, Wellington Roberto, anunciou que os diretórios municipais que decidiram descumprir o comando da Executiva Nacional da sigla que proibia a coligação com legendas de esquerda como o PT e o PSOL tiveram suas executivas destituídas. Em conversa com o jornalista Anderson Costa, autor do Blog Agenda Política, na manhã desta quinta-feira (5), o parlamentar garantiu que os diretorianos desobedientes serão substituídos para garantir o cumprimento a ordem de Valdemar Costa Net em toda a Paraíba.
Wellington explicou que o diretório estadual só tomou conhecimento destas posições das executivas municipais após a publicação da informação junto ao sistema da Justiça Eleitoral e logo após se verificar o descumprimento da determinação de Valdemar as medidas administrativas internas foram rapidamente tomadas. O deputado se disse tranquilo apesar de todo o barulho que vem se fazendo em torno da informação da decisão destes diretórios, segundo ele, apesar de algumas pessoas que tentam gerar uma sensação de clima de animosidade, a sigla vive um momento tranquilo.
Roberto concluiu informando que a Paraíba não foi o único estado em que aconteceram casos como os de Bananeiras, Mamanguape e São José de Piranhas, que em outros estados também houveram casos de diretórios desobedientes que tiveram que ter seus posicionamentos corrigidos. O presidente estadual lembrou que mesmo na Paraíba, na área sob a influência do presidente do diretório municipal de João Pessoa, o deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL), também houveram casos de desobediência, conhecidos como a cidade de São Bento e a cidade de Santa Rita.
Anulação de coligações
O presidente da executiva nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, emitiu na última sexta-feira (30), três resoluções administrativas anulando as convenções de diretórios municipais da legenda no interior paraibano. Os diretórios haviam referendado a participação da sigla em coligações também compostas por partidos de esquerda como o PT, o PSB e o Psol.
Com a ação, os diretórios do partido nas cidades de Bananeiras, Mamanguape e São José de Piranhas, que haviam descumprido a ordem da Executiva Nacional que proibia qualquer tipo de associação com partidos de esquerda durante as eleições municipais deste ano, já não compõem mais de forma oficial as coligações que decidiram apoiar em detrimento do direcionamento ideológico do partido.