Voto aberto: Wallber propõe emenda para estender alteração a todas as votações da ALPB; ouça

Publicado por: Felipe Nunes em

Parlamentar estadual vai propor emenda para voto aberto / Foto: reprodução

O deputado estadual reeleito Wallber Virgolino (PL) informou nesta quarta-feira (07), que apresentará uma emenda ao projeto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para que todas as votações ocorridas no legislativo estadual sejam abertas. Pelo projeto aprovado na Comissão, isso a mudança se aplicaria somente à Eleição da Mesa Diretora da Casa.

Em entrevista à Rádio Arapuan FM, Virgolino disse que votará a favor da mudança na eleição da Mesa Diretora, mas defendeu que alteração seja estendida para demais votações. O objetivo, segundo ele, seria dar mais transparência aos atos dos parlamentares.

“Vou apresentar uma emenda para que todas as votações sejam abertas, pois é uma forma de a sociedade fiscalizar, de a imprensa fiscalizar a postura de cada deputado. O voto secreto dificulta a democracia, a transparência, a moralidade e a probidade de cada deputado. Votarei favorável e vou apresentar essa emenda”, informou.

Mudanças no Regimento Interno

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Paraíba (CCJ-ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (07), o projeto de resolução 474/2022 que transforma em votação aberta a eleição dos cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A aprovação se deu por unanimidade.

De acordo com o Art. 8º da proposta, assinada pelos deputados Adriano Galdino (Republicanos), o atual presidente da Casa, João Gonçalves (PSB) e Bosco Carneiro (Republicanos), “A eleição da Mesa far-se-á por votação aberta e processo nominal, de forma presencial, exigida a maioria absoluta de votos, em primeiro escrutínio, e maioria simples, em segundo escrutínio, presente a maioria absoluta dos Deputados”.

Com a aprovação na CCJ, a expectativa é que o texto seja levado ao plenário da Casa Legislativa pelos próximos dias. A mudança na votação tem como pano de fundo as articulações para a eleição da Mesa Diretora da Casa, que ocorrerá no dia 01 de fevereiro do próximo ano.

O pano de fundo das mudanças é a eleição da Mesa Diretora da Casa. A ideia é garantir que os votos se confirmem no dia do pleito, sem as surpresas que envolvem uma eleição em voto secreto. Enquanto Adriano Galdino, o atual presidente, é a favor do texto, candidatos adversários, como Eduardo Carneiro (SD) e Inácio Falcão se colocam contra a matéria e defendem a continuidade do voto secreto.  (OUÇA ÁUDIO A SEGUIR).

Agenda Política

Share

Você pode gostar...