No dia em que completou um mês sem acesso à conta no Twitter, o deputado federal eleito Cabo Gilberto (PL) teve o perfil reativado nesta sexta-feira (09), após decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. Mais cedo, em vídeo no Instagram, Gilberto havia dito que não tinha conhecimento sobre a decisão e voltou a tecer críticas ao ministro do TSE.
Desde o dia 09 de novembro, ao acessar o perfil do deputado, os usuários do Twitter encontravam uma mensagem informando de que a conta dele havia sido retida no Brasil em razão de uma determinação da Justiça. Nesta sexta-feira, o blog tentou por diversas vezes acessar o perfil do parlamentar, mas a reativação só aconteceu no início da noite.
Ontem (08), Moraes determinou que redes sociais reativem contas de deputados com mandato e recém-eleitos que espalharam supostas fake news contra as urnas eletrônicas.
De acordo com o G1, da TV Globo, além de Cabo Gilberto, a decisão libera os perfis dos deputados federais Major Vitor Hugo (PL-GO), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Coronel Tadeu (PL-SP), José Medeiros (PL-MT), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO). O ministro, no entanto, fixou uma multa de R$ 20 mil em caso de reincidência.
O perfil de Cabo Gilberto foi o último a ser reativado. O paraibano foi o terceiro deputado federal mais votado da Paraíba, com 126.876 votos. Antes da decisão judicial, ele fez uma série de publicações com críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE no período das eleições.
Agenda Política