Tarcísio reduz série de impostos em SP no dia em que Lula aumenta tributos sobre combustíveis

Publicado por: Felipe Nunes em

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo / Foto: divulgação

No dia em que o Ministério da Fazenda do governo Lula anunciou o aumento de impostos sobre combustíveis, reonerando a gasolina e o álcool, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou uma série de decretos que reduzem a carga tributária de vários segmentos do setor produtivo paulista até 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o Governo de São Paulo, as medidas têm o objetivo de reduzir o custo de produção e estimular a economia. Ex-ministro da Infraestrutura do Governo Bolsonaro, a visão de Tarcísio é liberal, com a redução do Estado para estimular o setor produtivo e a economia.

A visão de Tarcísio diverge da política da atual administração federal, que aposta na elevação de impostos para bancar o aumento de gastos públicos como motor da economia.

Os decretos de Freitas concedem isenção, redução de base de cálculo, crédito outorgado ou diferimento do ICMS aos produtores de soja, fabricantes de suco de fruta e bebidas à base de leite, à geração de energia elétrica, indústria de informática, empresas de data center, fabricantes de embalagens metálicas e medicamento para fibrose cística, entre outros.

“Esse é um ato em prol da indústria de São Paulo. Estamos acionando todas as alavancar disponíveis para promover o desenvolvimento no Estado. A nossa caminhada vai ser no sentido de promover a reindustrialização do Estado e de promover a competitividade da indústria paulista. Nossa expectativa é que a renúncia, mesmo que em um primeiro momento leve a uma redução de arrecadação, alavanque os investimentos no Estado, com a geração de emprego e renda”, destacou o governador.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...