‘Sonhem, lutem e acreditem’: Patrick Dorneles toma posse na Câmara Federal

Tomou posse na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (22), o deputado federal Patrick Dorneles (PSDB), referência na luta pelos direitos de pessoas com deficiência e doenças raras, graves e crônicas. Ele assume o mandato com a licença do titular do cargo, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), por 120 dias.

Reconhecido há mais de 10 anos pela luta em favor de pessoas com síndromes raras, ele tem 24 anos e é a primeira pessoa com uma síndrome rara a exercer o mandato. “Sonhem, lutem e acreditem”, disse em discurso ao tomar posse.  A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, acompanhou a sessão.

Dorneles convive com uma síndrome genética rara, Mucopolissacaridose IV. Ele obteve 13.809 votos nas eleições de 2018. Na semana passada, participou da inauguração de mais uma etapa do Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras, em João Pessoa, ao lado da primeira-dama e do ministro da saúde, Marcelo Queiroga.

Como primeiro ato na Câmara, já apresentou um projeto para aumentar o estoque de sangue no país. Dorneles fez agradecimentos a autoridades que se empenham na luta pelos direitos de pessoas com doenças raras e pediu empenho na aprovação de legislação que facilite o tratamento avançado a esse público. “A luta pela vida é minha missão”, resumiu.

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *