PSOL-PB coloca nomes na pista e propõe palanque ‘de esquerda’ para Lula

Com discurso de quem deseja ser reconhecido como partido que representa o palanque da ‘esquerda raiz’, o PSOL paraibano anunciou, neste sábado (22), a pré-candidatura da professora Adjany Simplício para disputar o Governo do Estado em outubro.

Simplício foi candidata a vice-governadora da Paraíba em 2018 e candidata a vice-prefeita de João Pessoa em 2020. Ela é Pedagoga, especialista em Educação em Direitos Humanos e professora da Educação Básica no município de João Pessoa.

A sigla ainda oficializou nomes de outros filiados que devem concorrer a vagas às chapas proporcionais no pleito, a exemplo do assistente social, Tárcio Teixeira, que já comandou a legenda em território estadual. Foi ele próprio quem fez o anúncio através das redes sociais.

Outra decisão partidária é apoiar a pré-candidatura de Lula da Silva à Presidência da República, que segundo a legenda é “o único possível candidato capaz de derrotar Bolsonaro ainda no primeiro turno”.  Na nota distribuída a imprensa, entretanto, há uma curiosidade.

Segundo Tárcio Teixeira, Lula terá palanques ‘de direita na Paraíba’,  representados, segundo ele, pelos partidos Cidadania (João Azevedo), DEM (Efraim Filho), PSL (Julian Lemos), PSD (Romero Rodrigues) e pelo MDB, do ‘golpista Veneziano’, nas palavras de Teixeira.

Trata-se de uma leitura bastante forçada do PSOL, já que o governador João Azevêdo é um administrador com visão de esquerda, mas de uma corrente moderada, que mantém diálogos com outros setores. Os demais citados pelo PSOL, são de centro, ou do centrão, e não estão com Lula.

O apoio do PSOL ao ex-presidente não surpreende, mas a ginástica que o partido faz ao declarar esse apoio desafia a ciência política. Tárcio finaliza a nota afirmando que haverá, na Paraíba, “uma ou mais candidatura da esquerda, já que, por hora, a que temos é a pré-candidatura do PSOL”.

Agenda Política

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *