A prefeita de Conde, Karla Pimentel, engrossou as fileiras de gestores que protestaram contra a redução de repasses do Governo Federal para municípios paraibanos. Como o blog noticiou, os gestores citam dificuldades com a falta de repasses das emendas parlamentares e com diminuição de verbas, o que vem afetando diretamente o andamento das administrações municipais.
Nesta quinta-feira (27), por meio das redes sociais, Pimentel classificou o assunto como “problema gravíssimo”. A redução de recursos envolve, também, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM)
Em uma publicação no Instagram, Pimentel disse que os prefeitos vão se reunir no dia 15 de agosto, em evento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília, para “reivindicarmos o que é de direito dos municípios do Brasil. Pautas importantíssimas como a baixa de receita do FPM, o piso da enfermagem (contrapartida federal), entre outras essenciais para a manutenção dos serviços das nossas cidades”, disse.
Na publicação, Pimentel compartilhou um vídeo do prefeito Helder Trajano, de São João do Cariri, que viralizou na semana passada ao dizer que teme por colapso em serviços básicos de sua cidade.
Segundo ele, em relação aos repasses do mês de julho, feitos pelo Governo Federal, os valores não foram suficientes nem mesmo para o pagamento referente aos recursos destinados à Câmara Municipal. Houve uma queda de R$ 223 mil. “Faço um chamado aos prefeitos da região para que a gente possa lutar por nossos direitos, porque sem os recursos não temos como atender a todos e as pessoas serão afetadas na ponta”, disse. “Sem o recurso, com a queda desse recurso, fica difícil trabalhar”, diz Trajano no vídeo.
Agenda Política