O presidente nacional do Cidadania, o pernambucano Roberto Freire, disse nesta segunda-feira (22), que o ex-presidente Lula ‘não consegue entender o que seja um democrata e uma democracia’. Por meio das redes sociais, ele criticou trecho de uma entrevista em que o petista ‘passa pano’ para o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega.
O posicionamento de Freire ocorre depois que Lula comparou a reeleição fraudada do referido ditador (apoiado pelo Partido dos Trabalhadores) com o governo da chanceler Angela Merkel, eleita em sistema democrático por sucessivas vezes, na Alemanha.
“Por que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega, não?, questionou Lula na entrevista. Para Roberto Freire, a declaração demonstra “Tamanha estultice a comparação de Lula para justificar a ditadura de Daniel Ortega na Nicaragua”.
Na gravação que circula na internet, uma das jornalistas que mediava a entrevista rebate o ex-presidente ao afirmar que Angela Merkel não mandou prender opositores, como ocorreu na Nicarágua.
A fala de Lula foi rebatida por outros personagens da esquerda, a exemplo do ex-candidato a presidente Eduardo Jorge (PV). “Continua fugindo de qualquer crítica aos regimes autoritários/ditatoriais de seus amigos em Cuba, Nicarágua e Venezuela”, escreveu no Twitter.
Confira a publicação a seguir.
Uma invertida da jornalista espanhola, que demonstra que Lula não consegue entender o que seja um democrata e uma democracia. https://t.co/F9Z5iFfdgZ
— Roberto Freire (@freire_roberto) November 23, 2021
Agenda Política