O ex-ministro da saúde, o médico Marcelo Queiroga, disse nesta terça-feira (09), em entrevista exclusiva ao Sistema Arapuan de Comunicação, conduzida pelo jornalista Felipe Nunes, que acredita na elegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para as eleições presidenciais de 2026. O paraibano quebrou o silêncio, defendeu o aliado e rebateu críticas à sua atuação durante a pandemia da Covid-19.
Apesar de atuar num ministério técnico, na área da saúde, Queiroga passou a ser cotado como candidato em 2022, o que não aconteceu, mas ainda é lembrado para disputar eventuais cargos eletivos no futuro, sobretudo pela defesa política que faz de Bolsonaro em discursos e entrevistas para a imprensa.
“Eu não tenho dúvida nenhuma de que o ex-presidente Jair Bolsonaro é uma das maiores lideranças que o Brasil já teve, e essas denúncias é uma tentativa de evitar que Bolsonaro volte nos braços do povo em 2026. Não sou jurista, mas não vejo nada que o presidente fez para que se torne inelegível”, opinou o cardiologista.
Na avaliação de Marcelo Queiroga, se a investigação contra Bolsonaro, no âmbito eleitoral, ocorrer dentro da legalidade, o ex-presidente poderá voltar ao poder daqui a 4 anos, já que segundo ele o governo do presidente Lula (PT) estaria “destruindo” políticas implementadas de responsabilidade adotadas na economia.
“Bolsonaro é uma oposição forte a esse governo que está aí, haja vista o que estamos acompanhamos no Congresso Nacional, eles querendo destruir as políticas que foram colocadas em prática, que foram votadas no Congresso Nacional, como o Marco do Saneamento”, disse o médico.
Eleições municipais de 2024
Questionado pela reportagem se pretende entrar na política como candidato, o médico deixou a possibilidade em aberto, ressaltando que exerce uma atuação técnica, mas se colocando “à disposição” dos paraibanos e de João Pessoa. “Trabalho na área técnica, embora não seja filiado, sou técnico e sempre militei na cardiologia. Mas vamos ver o que o futuro nos reserva. Mas sempre estarei à disposição do povo da Paraíba e da minha cidade, João Pessoa”, ponderou.
“Tenho certeza que o presidente manterá seus direitos políticos e em breve vai retornar ao poder para continuar o seu projeto. E já nas eleições municipais, aguardem, o presidente Bolsonaro tem uma grande influência e fará um grande número de prefeitos para termos uma boa base para que em 2026 possamos garantir o retorno do nosso grupo político”, disse.
Agenda Política