Poder360: vantagem de Lula sobre Bolsonaro no 2º turno cai 10 pontos em 2 meses e analista prevê tendência de reeleição; Confira números

Uma pesquisa  divulgada nesta quarta-feira (28) pelo instituto PoderData mostra que em dois meses caiu 10 pontos percentuais a diferença entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em eventual disputa em segundo turno pela Presidência da República.

De acordo com o levantamento, Bolsonaro teria 37% e Lula, 52% se a eleição fosse hoje, uma distância de 15 pontos percentuais. Há dois meses, Lula registrava 55% das intenções de voto contra 30% contra de Jair Bolsonaro, representando uma diferença de 25 pontos para o petista.

No primeiro turno, a diferença também é menor, segundo os dados. Enquanto Lula aparece com 35% das intenções de voto, Bolsonaro tem 28%. A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistas em 420 municípios nas 27 unidades da Federação de 25 a 27 de outubro de 2021.

O levantamento ocorre em meio à piora em índices da econômica e ao relatório da CPI da Covid-19 que coloca o presidente como principal culpado pelas mais de 600 mil mortes ocasionadas pelo coronavírus no Brasil. Os dados também foram coletados antes da implementação de programas como o Auxílio Brasil e o Auxílio Gás, que podem impulsionar Jair Bolsonaro em 2022.

Com base nos números, o jornalista do Poder360 e historiador Paulo Silva Pinto avaliou que, se a estratégia da oposição não mudar, Bolsonaro poderá ser reeleito, pelo que aponta a tendência dos números apresentados.

“Se o país entrar em recessão e os preços continuarem subindo fortemente, haverá o que se chama de estagflação. Mesmo assim Bolsonaro poderá ser reeleito. Será decisiva na campanha de 2022 a estratégia dos adversários do presidente. Ou a falta de estratégia deles”, destacou.

Agenda Política com informações de Poder360

Compartilhe

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *