A direção do Podemos na Paraíba defendeu a expulsão, nesta sexta-feira (04), do deputado estadual paulista Arthur do Val, conhecido por ‘Mamãe Falei’, se ficar comprovada a autoria das declarações sexistas atribuídas ao parlamentar contra mulheres refugiadas da Ucrânia, país que sofre invasão da Rússia.
Nos áudios vazados, e que teriam sido enviados a membros do Movimento Brasil Livre (MBL), o parlamentar afirma que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. Na nota enviada ao blog Agenda Política, a direção estadual do Podemos repudia com veemência as declarações.
“As falas do deputado, além de agredir as mulheres de todo o mundo, demonstra uma completa ausência de humanidade para com um momento tão difícil o qual vivem os ucranianos e, em especial, as mulheres ucranianas”, afirma a nota.
A direção do partido defendeu a abertura imediata de um procedimento disciplinar interno para que sejam apurados os fatos e, se comprovada a autoria, “seja determinada de imediato a expulsão do referido parlamentar”. A nota foi assinada pelo presidente da sigla na Paraíba, o advogado Júnior Pires, com o apoio do movimento de mulheres da legenda.
Arthur do Val é pré-candidato ao Governo do Estado de São Paulo e contava com o apoio do pré-candidato à Presidência do Brasil, Sérgio Moro, que por meio de nota também repudiou as declarações do parlamentar e rompeu politicamente com ele. “Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento”, disse Moro.
Leia a nota na íntegra a seguir
NOTA OFICIAL
PODEMOS PARAÍBA
O diretório estadual do Podemos na Paraíba, por meio de sua direção executiva, repudia veementemente as falas proferidas em áudio pelo Deputado Estadual Arthur do Val (SP), nas quais o mesmo usa de expressões extremamente misóginas e machistas para descrever as mulheres ucranianas.
As falas do deputado, além de agredir as mulheres de todo o mundo, demonstra uma completa ausência de humanidade para com um momento tão difícil o qual vivem os ucranianos e, em especial, as mulheres ucranianas.
Desse modo o Podemos da Paraíba defende a abertura imediata de um procedimento disciplinar interno para que sejam apurados os fatos e, comprovada a autoria, seja determinada de imediato a expulsão do referido parlamentar.
Movimento Podemos Mulher Paraíba
Executiva Estadual do Podemos da Paraíba
Jair de Queiroz Pires Júnior
Presidente Estadual do Podemos
Agenda Política