Papa Leão XIV se encontra com vítimas de abuso sexual do clero pela primeira vez

Publicado por: redacao em

Foto: Vatican News / Ilustrativa

O papa Leão XIV recebeu nesta segunda-feira (20) um grupo de sobreviventes de abuso sexual cometido por membros da Igreja Católica. Foi o primeiro encontro do pontífice com vítimas desde que assumiu o comando da Santa Sé. A reunião aconteceu poucos dias depois de a Comissão de Proteção à Criança do Vaticano criticar a demora da Igreja em prestar assistência aos afetados e cobrar mais transparência nas investigações internas.

Os representantes da organização internacional Ending Clergy Abuse participaram da audiência, que durou cerca de uma hora. O grupo descreveu o momento como “um diálogo significativo”, destacando a disposição do papa em ouvir as histórias e preocupações apresentadas.

A Igreja Católica, que reúne 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo, enfrenta há décadas sucessivos escândalos de abuso e encobrimento, que abalaram sua imagem e geraram custos milionários em indenizações.

O relatório divulgado pela Comissão na última quinta-feira (16) apontou que muitos bispos ainda falham em dar retorno às vítimas sobre o andamento das denúncias e não deixam claro se houve punição aos religiosos omissos.

A canadense Gemma Hickey, uma das sobreviventes presentes na reunião, relatou que o papa demonstrou empatia e atenção. “O papa Leão é muito afetuoso, ele ouviu”, afirmou. “Dissemos a ele que viemos como construtores de pontes, prontos para caminhar juntos em direção à verdade, à justiça e à cura.”

O post Papa Leão XIV se encontra com vítimas de abuso sexual do clero pela primeira vez apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

Share

Você pode gostar...