O presidente Lula da Silva (PT) definiu, nesta quarta-feira (19), que o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, assumirá interinamente o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Ele é jornalista por formação, especialista em administração pública e foi interventor na área de segurança pública do Distrito Federal após os atos de 8 de janeiro.
“O presidente @LulaOficial convidou Ricardo Cappelli para assumir interinamente a Secretaria Executiva do @GSI_oficial. @RicardoCappelli responderá pelo Gabinete de Segurança Institucional durante os próximos dias, até posterior definição”, disse a Secom.
A decisão acontece depois que Gonçalves Dias, que chefiava a pasta, pediu demissão do cargo, em reunião com o presidente da República, após publicação de vídeo que mostra o ex-auxiliar do governo dentro do Palácio do Planalto durante a invasão de golpistas no dia 8 de janeiro.
Segundo o Palácio do Planalto, Capelli responderá pela pasta durante os próximos dias, até posterior definição.
Capelli é jornalista e especialista em administração pública. Ele já foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Mais cedo, o novo ministro questionou o vazamento das imagens. “Existiam menores nas imagens? Por que rostos borrados? Quem vazou? Com qual interesse? O fascismo tenta confundir e dividir. Buscam fraudar a história. Unir nossa tropa e marchar pela democracia. Vamos reconstruir o Brasil”, escreveu no Twitter.
Existiam menores nas imagens? Por que rostos borrados? Quem vazou? Com qual interesse? O fascismo tenta confundir e dividir. Buscam fraudar a história. Unir nossa tropa e marchar pela democracia. Vamos reconstruir o Brasil.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) April 19, 2023
Agenda Política