Quase metade dos brasileiros acredita que o Brasil corre risco de se tornar um país comunista, de acordo com pesquisa Ipec divulgada neste domingo (19). Os evangélicos são o grupo que mais teme possível guinada totalitária, segundo o levantamento.
O IPEC aponta que 44% dos brasileiros concordam que o Brasil pode virar uma nação comunista, enquanto 48% discordam desta afirmação. Além disso, 2% nem discordam, nem concordam.
Ainda segundo o IPEC, os indicadores de quem acredita que o país corre o risco de virar um país comunista são mais altos nas regiões Norte e Centro-Oeste (47%) e na região Sudeste (48%).
Entre a população evangélica, 57% acredita em parte ou totalmente que este existe tal risco, enquanto o índice é bem mais baixo entre os católicos (39%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de março de 2023, com 2 mil pessoas de 128 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
IPEC nas eleições
Responsável pela pesquisa sobre a avaliação do governo Lula, o IPEC foi alvo de uma série de críticas durante as últimas eleições, por apresentar evidente divergência entre o que era divulgado na época e o resultado das urnas.
Em relação ao pleito presidencial, por exemplo, instituto estimava uma diferença de 14 pontos entre o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas ambos disputaram o segundo turno com uma diferença de pouco mais de 5%.
Um dos erros mais grotescos ocorreu no Rio Grande do Norte, onde a pesquisa apontava que Rogério Marinho perderia a eleição para o Senado por onze pontos de diferença, mas ele venceu a disputa com o mesmo percentual à frente do segundo colocado.
Agenda Política