Acontece nesta quinta-feira (20), em João Pessoa, o I Simpósio Paraibano de Enfrentamento à Psicofobia. O evento, realizado pela Liga Acadêmica de Psiquiatria, tem como objetivo combater a discriminação contra as pessoas com deficiências ou doenças mentais e conta com o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria.
O evento deve debater assuntos como Manejo do Paciente Psiquiátrico; Psicofobia: Preconceito, Discriminação, Estigma; Promoção e prevenção de Saúde Mental e Autocuidado e Papel da Psicologia na promoção e prevenção de saúde mental. Em todo o país, houve campanhas de conscientização no Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, no último dia 12, mas os eventos se estendem durante todo o mês.
O Simpósio será realizado no Auditório do Sincontab-PB, situado na LIV Mall, às 18h30.
“Nessa campanha buscamos dar apoio para que as pessoas se sintam à vontade e o julgamento não as impeça de se cuidarem e buscarem mais saúde e felicidade, pois todos nós temos o direito de termos saúde e felicidade”, diz trecho de material distribuído por organizadores do evento.
O evento acontece dois dias depois que, em reunião com governadores de todo o país, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que “Temos quase 30 milhões de pessoas com desequilíbrio de parafuso no Brasil”, ao se referir a pessoas com transtornos mentais, declaração considerada infeliz e criticada por entidades que defendem pessoas com transtornos.
Agenda Política