Hervázio Bezerra e Tião Gomes ‘esquecem’ divergências e se unem na disputa pela Mesa da ALPB; ouça

Publicado por: Felipe Nunes em

Articulação foi anunciada nesta segunda-feira (14) / Foto: reprodução

As articulações em prol da eleição pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) seguem a todo vapor, faltando ainda mais de dois meses para o pleito. Os deputados estaduais reeleitos Tião Gomes, Hervázio Bezerra e Júnior Araújo, do PSB, anunciaram uma “união” para articular uma chapa para o primeiro biênio.

O objetivo é defender uma posição da segunda maior bancada da Casa, que é a do PSB, partido do governador João Azevedo, com seis parlamentares, e evitar que o Republicanos, do atual presidente, Adriano Galdino, eleja os presidentes nos dois bienios. “É ruim para a democracia que o Republicanos fique com ambos os biênios”, disse Hervázio.

A articulação anunciada no início da semana levou Tião Gomes, que se colocou como opção para a disputa, e Hervázio Bezerra, que tinham rixas pessoais oriundas da última eleição da Mesa Diretora, em 2018, a “esquecerem” o passado em nome de uma convergência para 2023. Os parlamentares estiveram em campos opostos no passado, quando Gomes abdicou de apoiar Bezerra para votar no atual presidente, Adriano Galdino.

“O fato novo é que toda Paraíba sabe que eu tinha uma diferença de ordem pessoal com o deputado Tião. Resolvemos, então, como pessoas civilizadas, sentar e passar por cima das diferenças e depois da nossa conversa também com o deputado Júnior Araújo, a tese é de que o Republicanos possa reivindicar apenas um biênio, mas não os dois”, opinou Hervázio Bezerra.

Como está a disputa?

Adriano Galdino, que era um dos nomes cotados para assumir a presidência da ALPB no próximo biênio, 2023/2024, resolveu desistir da disputa para não criar um imbróglio jurídico já que, caso fosse eleito, ele estaria caminhando para o 3º biênio seguido como presidente, totalizando 6 anos ao fim do seu mandato. Com a desistência, ele vai poder ser candidato ao biênio 2025/2026.

O Republicanos, no entanto, não abre mão dos dois biênios. Por isso, deseja eleger o deputado estadual Wilson Filho como presidente do primeiro biênio da Mesa.

A maioria dos nomes apresentados para disputar a presidência é da base do governador João Azevêdo, que ainda não manifestou preferência ou discutiu o principal assunto que movimenta os bastidores da política no Estado.

Também se colocam como potenciais candidatos para o cargo os deputados estaduais Eduardo Carneiro (Solidariedade) e Branco Mendes (Republicanos).

Ouça o áudio a seguir

Agenda Política

Share

Você pode gostar...