O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) confirmou, em nota enviada ao blog Agenda Política, que segue paralisado o bombeamento das águas que correm pelo eixo norte da transposição do Rio São Francisco, conforme relatados de moradores do sertão nordestino. A pasta informou, porém, que a retomada deve ocorrer em julho.
Na última segunda-feira (12), o blog publicou um editorial em que questiona “onde está a bancada federal da Paraíba? em meio as imagens e vídeos, que circulam pelas redes sociais, e que mostram a estrutura do eixo norte da transposição exposta ao sol, sem as águas do São Francisco.
A suspensão do bombeamento provocou a realização de uma audiência pública, no Congresso Nacional, no dia 06 de junho, para reivindicar a retomada do serviço. Deputados, governo e representantes do TCU debateram possíveis soluções para o problema. Mas o impasse continuou.
Na nota enviada ao blog, a pasta reforça que a paralisação ocorreu em janeiro desse ano, após anomalias detectadas ainda em novembro de 2022, mas destaca que “a previsão de retomada da operação normal com um conjunto Motobomba-MB é de segunda quinzena de julho de 2023”. (LEIA NA ÍNTEGRA A SEGUIR).
Conforme já informado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), foram detectadas, em novembro de 2022, anomalias no funcionamento da EBI-3. Após verificação, para conservação da estrutura e segurança dos trabalhadores envolvidos, foi decidida a paralisação da bomba, ocorrida em janeiro desse ano. O trecho paralisado atende ao Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, no entanto, não há desabastecimento em nenhum dos estados. A pasta tem atuado para que Projeto de Integração do Rio São Francisco volte à normalidade o quanto antes. A previsão de retomada da operação normal com um conjunto Motobomba-MB é de segunda quinzena de julho de 2023.