O ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no governo Bolsonaro, o paraibano Erik Alencar de Figueiredo, já tem um novo desafio para 2023. Ele foi convidado, nesta quarta-feira (23), pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para ser o novo diretor-executivo do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).
Segundo apurou o blog, o convite já foi aceito pelo economista, durante conversa com Caiado, em Goiânia. O paraibano foi apresentado à sua futura equipe de trabalho e deve assumir a pasta oficialmente em fevereiro, enquanto aguarda os trâmites necessários para afastamento da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde Erik é professor.
Ao blog Agenda Política, Figueiredo disse que sua missão terá como foco a elaboração e a avaliação de políticas públicas em Goiás, conforme o convite feito por Ronaldo Caiado. Para isso, O IMB deve ser ampliado, assumindo lugar central nas políticas publicas do segundo mandato do governador.
Trajetória no Governo Federal
Erick tomou posse como presidente do Ipea em março de 2022. Antes, ocupava o cargo de subsecretário de Política Fiscal do Ministério da Economia na gestão do ex-ministro Paulo Guedes.
Graduado em Ciências Econômicas e mestre em Economia pela UFPB, Erik Alenkar foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, tem pós doutorado na Universidade do Tennessee e doutorado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Trata-se de mais um nome paraibano que se destaca no cenário nacional, com potencial para exercer missões desafiadoras.
Agenda Política