
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado a partir deste domingo (9), com mais de 4,8 milhões de inscritos em todo o Brasil. A avaliação é a principal porta de entrada para o ensino superior no país.
Algumas cidades, no entanto, terão o exame em outras datas: em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as provas acontecem nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Já em Rio Bonito do Iguaçu (PR), a aplicação foi suspensa devido a um tornado que atingiu a região, ainda sem nova data confirmada.
Neste primeiro domingo, os estudantes responderão 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas, além de redigir uma redação. No dia 16 de novembro, será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza.
Horários
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento: 13h (horário de Brasília)
- Início da prova: 13h30
No primeiro dia, a aplicação segue até 19h, e no segundo, até 18h30.
Os candidatos podem sair a partir das 15h30, sem levar o caderno de questões. O caderno só pode ser retirado nos 30 minutos finais da prova — 18h30 no primeiro domingo e 18h no segundo.
Documentos obrigatórios
Para participar, é obrigatório apresentar um documento original com foto, físico ou digital (como RG, CIN ou CNH).
Embora não seja obrigatório, o cartão de confirmação de inscrição é recomendado, pois informa o local, número da sala e dados do candidato.
O que pode levar
- Caneta esferográfica preta com corpo transparente;
- Água e lanches, que serão vistoriados pelos fiscais.
O que é proibido
Durante a aplicação, não são permitidos:
- Celulares, calculadoras, tablets, fones, relógios (inclusive analógicos) e qualquer equipamento eletrônico;
- Materiais escolares, como lápis, lapiseira ou borracha;
- Óculos escuros, chapéus ou gorros;
- Qualquer tipo de material de consulta.
O post Enem 2025 começa neste domingo com mais de 4,8 milhões de inscritos em todo o país apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

