Desafios para 2024: partidos estabelecem metas para a eleição de prefeitos na Paraíba

Publicado por: Felipe Nunes em

Na cor azul, quantidade de prefeitos em 2023; na cor laranja, a meta para 2024 / Foto: Agenda Política

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais de 2024, os partidos políticos em âmbito estadual já se preparam para tentar eleger o maior número de prefeitos e a maior quantidade de vereadores nos 223 municípios da Paraíba. Para isso, já ampliam o número de filiados e articulam candidaturas em todas as regiões do estado.

Em 2022, partidos como PSB, União Brasil, MDB, Republicanos, PL  e PT já realizaram seminários, agendas de filiações e plenárias em diferentes regiões do estado. Com as maiores estruturas partidárias, essas siglas devem protagonizar, ao lado de outras legendas, como Progressistas, PSD e Podemos, o pleito do ano que vem.

O blog Agenda Política sondou lideranças partidárias, ao longo da última semana, sobre as metas de cada uma para o pleito do próximo ano.

PSB

O PSB, partido do governador João Azevêdo, filiou 73 prefeitos em uma convenção estadual realizada no mês de abril, ampliando para 78 o número de gestores filiados a seus quadros.

Questionado pelo autor do blog, o deputado federal Gervásio Maia, que preside o partido no estado, não respondeu se há uma meta em termos quantitativos para 2024, mas em entrevistas recentes, ele defendeu a tese de candidaturas próprias no maior número de cidades.

De acordo com o deputado, sendo possível formar alianças com legendas aliadas em cidades consideradas estratégicas para o projeto socialista, isso também será feito. Em João Pessoa, por exemplo, o partido discute, internamente, a manutenção da aliança com o prefeito Cícero Lucena (PP).

União Brasil

O segundo maior partido do estado em número de prefeitos, União Brasil, do senador Efraim Filho, conta atualmente com 29 gestores filiados aos seus quadros.  Ao blog Agenda Política, o parlamentar disse que espera eleger 44 prefeitos em 2024, que é o número do partido. “Seria uma boa marca”, resumiu.

Para isso, a legenda filia novos quadros e fomenta a discussão eleitoral nas principais cidades do estado. Em Campina Grande, há uma expectativa para a filiação do prefeito Bruno Cunha Lima (PSD), candidato à reeleição, enquanto em João Pessoa a agremiação estuda a possibilidade de lançar uma candidatura própria.

MDB

O MDB, do senador Veneziano Vital do Rêgo, conta atualmente com 26 prefeitos em seus quadros. Para 2024, a legenda espera retomar o protagonismo de outrora, vencendo disputas em todas as regiões.   Em resposta ao blog Agenda Política, Veneziano disse que a agremiação espera eleger entre 40 e 50 prefeitos em 2024. “O MDB continua se fortalecendo em nossa Paraíba”, disse.

PSDB

O PSDB chegou a 2023 com 16 gestores filiados em seus quadros. O partido, que tem como presidente o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima, espera retomar seu tamanho nas eleições do ano que vem. Em 2020, para se ter uma ideia, foram 27 prefeitos eleitos pelo partido.

Em resposta ao blog Agenda Política, Pedro preferiu não estipular um número para 2024, mas disse que o partido seguirá em busca de quadros qualificados para disputar as prefeituras no maior número de cidades do estado. “Não existe nenhum numero estabelecido. A gente espera reunir prefeitos e pessoas em torno de uma ideia, e isso nos permite ter um trabalho muito dedicado a essa construção”, resumiu Pedro.

PL

O Partido Liberal, presidido pelo deputado federal Wellington Roberto, espera eleger, no mínimo, 40 prefeitos na Paraíba em 2024. A legenda atualmente conta com 15 prefeitos paraibanos filiados e pretende utilizar a força do ex-presidente Jair Bolsonaro para abocanhar o maior número de cidades no pleito do ano que vem.

De acordo com o ex-ministro da saúde, o médico Marcelo Queiroga, que é pré-candidato a prefeito de João Pessoa com aval da Executiva Nacional, o objetivo é preparar o terreno para uma possível volta ao Palácio do Planalto em 2026. O partido espera “retomar” o poder pelas bases, que são as cidades.

PT

Questionado pela reportagem, o presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, disse que o partido ainda não estipulou uma meta para o ano que vem na Paraíba. O que se sabe é que o partido pretende retomar sua presença nos municípios, já que atualmente somente o prefeito de Picuí, Olivânio Farias, é do PT. A agremiação deu início uma caravana, que pretende percorrer todas as regiões do estado para montar estratégias eleitorais visando 2024.

PP e Republicanos

O Progressistas, que tem o prefeito Cícero Lucena em seus quadros e mais 26 prefeitos, espera reeleger o gestor da Capital, além de manter espaços como a Prefeitura de Santa Rita e a gestão municipal de Cajazeiras, duas das maiores cidades do estado.

Em ascensão, o Republicanos é outro partido que busca crescimento em 2024. Com a maior bancada de parlamentares estaduais e federais, a meta agora é eleger prefeitos no maior número de cidades, visando os desafios eleitorais de 2026.

Agenda Política

Share

Você pode gostar...