Datafolha: Lula oscila de 47% para 45% e Bolsonaro mantém 32%

Publicado por: Felipe Nunes em

O ex-presidente Lula (PT) oscilou dois pontos para baixo em Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º), encomendada pela Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, com 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que manteve 32%.

O levantamento mostra a terceira via em destaque tendo Ciro Gomes (PDT) oscilando dois pontos para cima, com 9%, e Simone Tebet (MDB) crescendo 3 pontos, ficando com 5%. Ela foi a única dos quatro candidatos a variar para além da margem de erro.

A pesquisa ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00433/2022.

A pesquisa contraria institutos que mostram uma tendência de diminuição na distância entre Lula e Bolsonaro, como o levantamento divulgado pela Futura e contratado pelo banco ModalMais, divulgada hoje, que aponta uma “virada” do atual presidente. O instituto Paraná Pesquisas e o paraibano 6Sigma também revelam um cenário de acirramento.

Nas redes sociais, enquanto aliados do ex-presidente Lula comemoram os números do DataFolha, ministros do Governo Federal desacreditam os números divulgados na noite de hoje.

“Não é a realidade que vai fazer ajustes para se aproximar do DataFolha. O DataFolha é que fará ajustes para se aproximar da realidade. Uma das coisas mais engraçadas da eleição vai ser na última semana o DataFolha fazer o ajuste final. Aguardem!”, disse o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, por outro lado, comemorou o resultado. “A liderança de Lula se mantém estável, mesmo depois da propaganda eleitoral, e de toda ofensiva bolsonarista de desconstrução. Lula é a esperança de mudar o país”, avaliou.

Agenda Política com informações obtidas de G1 e Folha

Share

Você pode gostar...