Gustavo Rodrigenes comemora recuperação de perfil de homenagem a ministro do STF e fala sobre luta por liberdade de expressão no Brasil

Publicado por: A redação em

Gustavo Rodrigenes comemorou recuperação de perfil em homenagem ao ministro André Mendonça - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Gustavo Rodrigenes comemorou recuperação de perfil em homenagem ao ministro André Mendonça – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Militante da direita e autor de diversos perfis de apoio a figuras com atuação política ou social que agradam a membros deste espectro político, Gustavo Rodrigenes conversou com o jornalista Anderson Costa e falou um pouco sobre o embate que o Brasil vivencia atualmente acerca dos limites da liberdade de expressão. Além de estudante de direito e militante conservador, o jovem também empreende através de plataformas digitais, de onde obtém sua renda, portanto ele trouxe para a conversa com o autor deste blog um olhar de quem conhece profundamente a internet e os meios digitais no Brasil.  

Mais recentemente, Rodrigenes teve uma vitória na Justiça em que teve garantido o desbloqueio de um dos perfis administrados por ele no Instagram. Gustavo nos falou sobre o embate judicial que travou contra a rede social pertencente a Meta (empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) para que o perfil pudesse ser novamente disponibilizado para uso e acesso aos brasileiros. Gustavo explicou que o processo vencido recentemente deve ser o sexto ou o sétimo movido por ele contra a rede social e que ter perfis retidos tem se tornado uma realidade corriqueira para ele, “Alguns voltam apenas com liminar, outros sozinhos”, explicou.  

“No último caso, por uma restrição de alcance além do próprio prazo que a plataforma notificou, por um milagre, três dias depois de ter aberto outra liminar, o Instagram restabeleceu o alcance de um perfil com quase um milhão de seguidores”, o perfil em questão é uma página de apoio ao ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, um dos dois nomes indicados pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro à suprema corte brasileira. 

Gustavo defende que a inviolabilidade da liberdade de expressão deve ser garantida também nas redes sociais e que há uma forte crença entre criadores de conteúdo e políticos de mandato e que possuem perfil conservador, que figuras com esta linha de pensamento tem seus alcances limitados, impedindo que suas publicações alcancem mais pessoas. Rodrigenes cobra que a liberdade de expressão seja garantida tanto a conservadores quanto a progressistas e defende que todos devem apresentar o que acreditam para que o povo de forma autônoma defina o que apoiará.  

“Não podemos ser inocentes, existe uma agenda ideológica em curso, de fato é visível que corremos o risco de perder nossa liberdade de expressão, não diria que no nível de ditaduras como a Coreia do Norte, mas a níveis como a da China e Rússia, sim.”, afirma o jovem militante demonstrando preocupação com os riscos que embates judiciais e em redes sociais podem causar aos direitos dos indivíduos.  

Rodrigenes, assim como muitos outros nomes da direita, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, demonstra um tom crítico aos posicionamentos do ministro Alexandre de Moraes do STF. Para o estudante de direito, com suas ações como membro da suprema corte, o ministro indicado por Michel Temer, vai contra até mesmo o que pregava antes da indicação presidencial do seu nome. “Em 2017, antes de ser efetivado como Ministro da suprema corte, Alexandre de Moraes citou que não poderia haver decisões monocráticas dentro do STF, hoje vemos as ações de um único homem agindo como um verdadeiro tirano. Se vivêssemos em um país sério, com leis sérias e servidores públicos que exercem seus papéis com seriedade, jamais teríamos chegado no ponto que chegamos”, concluiu.

Share

Você pode gostar...